Cimento afagado? ou Micro- cimento?

                                -Este post é meramente informativo e não um guia DIY -


Há quem lhe chame moda passageira e há quem considere a grande ''marca'' do design de interiores da actualidade -1
 o cimento

Se há uns anos uma casa com a casa de banho em cimento, não só era sinónimo de ''casa não acabada'' como transmitia pouca higiene, desleixo ou mau gosto, como tantas outras coisas, passou do 8 para o 80; hoje não há casa moderna que não contenha um vestígio de cimento afagado ou micro-Cimento, seja nas cozinhas casas de banho, tecto ou chão, ou mesmo os dois.

O cimento é mesmo considerado por muitos ''fashion-interior design'' - como gosto de chamar- o derradeiro statement do decor moderno.

Na minha opinião pessoal o cimento é realmente uma óptima solução que cria um (quase) prefeito equilíbrio entre um pavimento prático e elegante; para além do facto de ser um material que permite uma liberdade no design, sendo por isso usado para praticamente qual quer coisa.






MAS - e foi por isso que decidi fazer o post - grandes duvidas se levantam no que toca a este material,-
há  dois tipos completamente diferentes? Um é bom outro é mau? um caro outro barato? ou só há um tipo e dois nomes?

Cimento afagado? ou Micro- cimento?


Na verdade o Cimento afagado é a tecnica mais antiga, e económica- daí talvez a ideia de que as casas que o continham eram pobres ou inacabadas - Basicamente o cimento afagado é uma mistura de argamassa de cimento e areia mais precisamente betonilha. Quando aplicada na superfície, queima se ou afaga-se com cimento, tornando o resultado final em espécie de crosta fina, que por levar tanto cimento é propicia ao aparecimento de fissuras. Contudo há uma grande retracção. - Se dantes esta solução ficava a cru, hoje é mais usado um acabamento em verniz.




O Micro Cimento, que hoje dá nome a uma variada gama de produtos é um produto criado em laboratório - o que faz com que o seu valor seja elevado. 
O produto é formado á base de cimentos, inertes de grânulometrias (com uma espessura quase de pó) e resinas - ingrediente responsável pela  extrema dureza e estabilidade. 
Este cimento não fissura e pode ser feito em várias cores e com um acabamento mais ou menos espatulado, como assim o preferir.
Este material é de facto melhor, pois dá ao cliente uma liberdade maior de escolha no produto final, contudo deve ter em atenção que se  lhe propuserem um micro-cimento muito barato não deve ser feito como rigor que lhe é exigido em laboratório, e o resultado não ficara portanto igual.
Na sua aplicação deverá ser aplicado um primário ou mesmo um auto-nivelantes específicos para um melhor resultado final.


O cimento seja ele - cimento afagado ou micro cimento é sem duvida um material com um acabamento super moderno e um look muito industrial, é de fácil manutenção e duradouro.   



Este post não teria sido possível sem os esclarecimentos da empresa NaturEthos!


0 comentários:

Enviar um comentário